segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Ingratidão, amnesia espiritual


  A humanidade foi dotada com uma capacidade incrível de realização, sabemos que todo desenvolvimento social é fruto de mentes brilhantes, o progresso dos celulares, a conectividade que tornou o mundo globalizado/conectado, tudo isso emerge da capacidade humana de pensar. Ou seja, a mente humana é algo maravilhoso, que em ultima analise é fruto da graça comum de Cristo comunicada a nós. Sabemos que “todos os tesouros da sabedoria e da ciência estão ocultos em Jesus Cristo” (Colossenses 2:3). 

  Entretanto, a humanidade com toda essa capacidade dada por Deus não consegue exercer a gratidão que está totalmente ligada a capacidade cognitiva. Seria isso um problema dos tempos modernos? Não! O salmista nos diz que “nossos pais não se atentaram para tuas maravilhas no Egito” (Salmo 104:7), uma geração que vivenciou os sinais e prodígios feitos diretamente por Deus para livra-los do jugo de escravidão e que mesmo assim foram ingratos.

 A ingratidão é um problema intrínseco da raça humana, em todos os tempos da humanidade as pessoas sofrem de amnesia. Deus se manteve fiel, “Apesar disso, ele os salvou, por amor do seu nome, para manifestar seu poder” (Salmo 104:8).

 O salmista relata que o povo ao qual Deus libertou da escravidão “fizeram um bezerro e adoraram uma imagem de fundição” (Salmo 104:19), não bastasse trocar a glória de Deus por uma imagem, eles “sacrificaram seus filhos e filhas aos demônios” (Salmo 104:37). Claro, Deus se enfureceu contra seu povo, e assim “entregou-os nas mãos das nações, e aqueles que os odiavam dominavam sobre eles” (Salmo 104:41). O Deus que libertou seu povo, permitiu que eles fossem novamente dominados por pessoas que o odiavam, isso foi a consequência da ingratidão, do não atentar-se para o que Deus fez por eles.

  Eu e você muitas vezes em nada nos diferenciamos do povo de Israel, somos ingratos, e não conseguimos parar e perceber as maravilhas e prodígios que Deus tem feito ao nosso favor. A mente que é brilhante para o avanço social, para a inovação tecnológica, é a mesma que se torna ingrata para aquele que concede toda essa capacidade incrível.

   
  Deus se mantém fiel, mesmo em meio a nossa infidelidade, por amor do seu nome, talvez, o que eu e você devemos aprender é que nossa amnesia para Deus gera consequências, mas ele nunca se torna infiel, as consequências da nossa ingratidão é fruto do amor de Deus que nos disciplina para o nosso próprio bem. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário